Auto-desajuda ou: o importante é sofrer!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Certa vez eu e uma amiga começamos a escrever um blog, cujo nome era Auto-desajuda. Passávamos ambos por um período meio nebuloso na vida e tínhamos várias conversas sobre as maneiras de enfrentar problemas, inclusive as soluções oferecidas pelos manuais de auto-ajuda.

Suspeito dessas frases feitas que supostamente iluminarão a vida das pessoas e as transformarão em seres melhores, mais cheirosas e boas burguesas. Também não creio em felicidade full time, ao contrário, parece doentio essa necessidade de se evitar o sofrimento e a tristeza, a obrigação de se auto-definir como Feliz.

O Auto-desajuda era uma maneira de sermos irônicos com o sofrimento desmedido e o dever de buscar a felicidade. Nosso lema era “O importante é sofrer!”, que foi retirado do documentário: “Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos”, que por sua vez vem do letreiro disposto em um cemitério localizado na cidade de Paraibuna. A lógica do lema era a seguinte: vivemos, portanto sofremos, logo, o importante é sofrer (que é igual a viver). Se sofremos é porque também somos felizes em algum momento, e em outros momentos não estamos nem desse ou daquele jeito.

Sentir a dor é essencial: “O importante é sofrer!”



.

5 comentários:

Luana Harumi disse...

Já usei tanto esse pensamento de "estou sofrendo, mas pelo menos estou vivendo" que não sinto mais efeito algum.
Hoje em dia estou mais adepta do "foda-se, daqui a pouco passa".
:)

decio h disse...

Eu diria que não é exatamente esse o espírito da coisa. Não seria um conforto ou um pensamento para amenizar o sofrimento.
É algo mais do tipo: "Ainda bem que estou sofrendo"; "Graças a Deus que estou sofrendo". O sofrimento é bom e importante. Eu o aceito e o vivencio sem problemas.
Se fosse um conforto, seria como se eu acreditasse que a felicidade é uma obrigação, um imperativo; e eu não acho isso. (é uma ironia e uma brincadeira, mas também é sério :)

decio h disse...

Chacrinha tinha um bordão que dizia: "Eu vim para confundir, não para explicar".

Anônimo disse...

É tudo ilusão! ;)
O niilismo é a salvação: evita rugas! :)

decio h disse...

Esses niilistas não acreditam em NADA!

 
Anti-depramável - Templates para novo blogger