sábado, 17 de outubro de 2009
Há aquela teoria de que no Brasil, trabalhar é uma coisa indigna, por isso, nossas elites são sempre mostradas fazendo NADA em novelas, filmes, livros. Essa teoria diz que esse comportamento é herança dos tempos escravagistas. Os Brancos, senhores de engenho, nobres não trabalhavam. Além de todas as outras variáveis, coeteris paribus, que contribuem para a fama de preguiçoso do brasileiro, há mais essa de achar que meter a mão na massa é coisa de sub-gente.
Não é isso que acontece em países anglo-saxões. Lá, trabalhar para enriquecer é sinal divino. Quem não é empreendedor é loser. Somos o país dos losers (ou loseres).
O negócio é trabalhar 10 horas por dia no chão da fábrica. Quê estudar o quê. Isso é coisa de vagabundo. São as horas extras, abrir a empresa (chegando antes do patrão), vender as férias, essas atitudes é que dignificam homem. Trabalhar, no Brasil, significa ser empregado (para a grande maioria das pessoas). Ceder a mais-valia com alegria é digno?
Trabalhar enobrece mesmo o homem?
É isso aí, trabalhar empobrece o homem.
SILVA SÁNCHEZ, Jesús-Mária. A expansão do direito penal: aspectos da política criminal nas sociedades pós-industriais. Trad. Luiz Otávio de Oliveira Rocha. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2002.
SILVA SÁNCHEZ, Jesús-Mária. A expansão do direito penal: aspectos da política criminal nas sociedades pós-industriais. Trad. Luiz Otávio de Oliveira Rocha. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2002.
6 comentários:
Trabalhar é tão ruim que quem pode paga pra não fazer.
E o pior é saber que não é todo mundo que tem que trabalhar, tem muita gente na sociedade atual que vai de migalha em migalha sem ter trabalhado um dia sequer, pensando bem, quem gozou mais da vida, e quem foi gozado por ela? Projeto mendigo 2010 ai vou eu!
Antes fôssemos de maioria protestantes.
Eu protesto, mas protesto sem violência é passeata.
Se fôssemos protestantes, talvez fôssemos os EUA e estaríamos dominando o mundo... Mas como somos país em desenvolvimento, é preciso que se convença as pessoas que ganham salário mínimo a desempenhar suas funções ao invés de roubar, etc.
Trabalhar que nada!
O negócio é ganhar na mega-sena! ushauhsuhas!
OBS. Apague - não foi um comentário inteligente! ;]
Particularmente, acho o seu comentário inteligente.
O filtro, porém, não me permite fazer esse tipo de censura. Quem o faz é quem escreve. :)
Postar um comentário