O real que falta

sábado, 22 de maio de 2010



Três amigos foram almoçar em um restaurante.

Terminaram o almoço e chamaram o garçom para pedir a conta.

- 30 reais, informou o atendente. Cada um dos três tirou 10 reais do bolso e pagou.

O dono do estabelecimento, ao receber os 30 reais, resolveu dar um desconto aos clientes e mandou que se devolvessem 5 reais.

Quando estava se dirigindo à mesa dos clientes, o garçom pensou:

- Eles não sabem que eu tenho que devolver 5 reais, então, devolvo 1 um real para cada um e fico com 2.

Dito e feito.

Agora pense.

O garçom devolveu um real para cada cliente.

Como cada um deles havia pago 10 reais, ao receber um real de volta, acabou pagando apenas 9 reais.

Como eram três, pagaram ao todo 27 (3 X 9).

O garçom ficou com 2 reais.



27 reais que os clientes pagaram mais os 2 reais que ficaram com o garçom somam ao todo 29 reais.

Não eram 30 reais quando tudo começou? Então onde foi parar o 1 real?

...

7 comentários:

decio h disse...

Isso mesmo.
A brincadeira é old, mas gosto muito dela. :)

leandro disse...

eu nunca tinha conseguido resolver,
fiquei até surpreso comigo mesmo.
se quiser apagar a resposta pra outros tentarem acho o dano aida é minimo, :)

decio h disse...

está apagado, só pra não ficar tão fácil.

Anônimo disse...

Ah, que divertido! Eu não sei resolver! ¬¬

decio h disse...

É um truque, induzindo as pessoas a fazer contas de maneira errada. É só fazer do jeito certo que tudo fica claro. :)

Anônimo disse...

E qual é o jeito certo? KKK!!!

Anônimo disse...

Não faltou real nenhum. O enunciado apenas está errado os 2 reais do garçom devem ser subtraídos dos 27 reais totais, e não somados.

Cada um deu 10 reais. 30 reais no total.

Ficaram 25 reais no caixa (valor do almoço), cada um pegou um real (um total de 3 reais) mais 2 do garçom.

Total: 25 + 3 + 2 = 30 reais.

Para finalizar, que cada um gastou 9 reais = 27 reais
Agora subtraia: 27 reais menos 2 reais do garçom = 25 reais pagos pelo almoço. Mais 2 para o garçom 3 reais divididos entre os amigos (1 real para cada um).

Elementar, caro Watson. Caso encerrado.

 
Anti-depramável - Templates para novo blogger